Brazil

Como dominar o novo CIP (Certified Information Professional) Domínio 5: Implementing an Information Management Solution

  • 1.  Como dominar o novo CIP (Certified Information Professional) Domínio 5: Implementing an Information Management Solution

    Posted 07-04-2019 15:03
    Edited by Carlos Bassi 07-04-2019 15:05

    Autor: Jesse Wilkins                   28/06/2019              Tradução: Carlos A. Bassi

    Bem-vindo ao último post da série sobre a atualização do exame CIP. Nesta postagem, focamos no Domínio 5 - Implementing an Information Management Solution.

    Você poderá acompanhar as postagens anteriores desta série:


    Terminamos esta série analisando como implementar um programa de gerenciamento de informações. Um programa vai além do que apenas tecnologia, embora isso seja frequentemente uma parte da solução geral. Também avalia o estado atual da organização, realiza o business case para a mudança, e especifica uma solução que suporte e ative as metas e objetivos do negócio.

    Domain 5: Implementing an Information Management Solution

    • Estratégia de Gestão de Informações: qualquer iniciativa de gestão de informações precisa suportar as metas da organização. A estratégia deve abordar o impacto das iniciativas na forma de trabalho, como os processos de negócio podem ser afetados, os papéis e responsabilidades pelas iniciativas e, os resultados da avaliação técnica e do negócio.
    • Caso de negócio da Gestão Inteligente de Informações: identifica os benefícios esperados da iniciativa e serve como linha base para implementação de melhorias. Segundo a premissa de que não é possível gerenciar o que você não mede, um dos principais resultados do caso de negócios é identificar os indicadores de desempenho e os fatores críticos de sucesso que suportarão as melhorias.
    • Requisitos de negócios para a Gestão de Informações: os requisitos servem para identificar e documentar como a solução atenderá às necessidades da organização - o que está incluído na implementação e o que pode ser deixado para uma etapa subsequente. Também, comparamos ambientes local versus nuvem a partir da perspectiva dos requisitos de negócio.
    • Projeto e implementação: Embora todas as implementações sejam diferentes porque cada organização é diferente, algumas etapas são comuns e precisam ser incluídas dentre as quais, projeto, desenvolvimento, implantação, piloto, preparação e liberação para operação.
    • Gestão de Mudanças: A maioria dos projetos falham devido a erros humanos ao invés de problemas técnicos. A gestão de mudanças começa quando o projeto se inicia. Embora diferentes públicos recebam mensagens diferentes em diferentes momentos, a gestão de mudanças deve ser um processo contínuo para que as iniciativas sejam bem-sucedidas.

     

    Ao final deste domínio, você terá um sólido entendimento de como desenvolver e implementar uma solução para gestão de informações, desde a estratégia e pelas atividades de implementação e pós-implementação.

    Este é final desta série. Na próxima postagem, veremos como se preparar para o exame CIP.









    ------------------------------
    Carlos Bassi
    Director
    INFORMSYS Consult Com Serv Inform Ltda
    ------------------------------